Otorrinolaringologia

otorrino

A Otorrinolaringologia é uma especialidade médico-cirúrgica cujo objecto é o estudo das doenças que têm origem no ouvido, nariz e seios perinasais, faringe e laringe.

A Otorrinolaringologia (ORL) é considerada uma das especialidades médicas  mais completas, com características clínicas e cirúrgicas.

O ouvido é o órgão da audição e também do equilíbrio. Converte ondas sonoras em impulsos nervosos que ao atingirem o cérebro são interpretados como sons. O sistema vestibular, do ouvido é responsável pelo equilíbrio e é accionado quando se movimenta a cabeça. 

Causas de Surdez

A infecção do ouvido (otite) e tumores localizados no próprio osso do ouvido ou na sua proximidade são causas de surdez, com lesão do tipo sensorial. 

A doença do ouvido, principalmente a infecciosa, pode ser acompanhada de tonturas, sensação de rotação e vômitos, o que caracteriza a vertigem.

A diminuição da audição também pode ocorrer pela acumulação de cerúmen ou cera, o que é muito comum e de fácil tratamento.O acidente vascular cerebral ou AVC pode também provocar surdez do tipo sensorial e irreversível.

Alguns medicamentos são tóxicos para os ouvidos, destacando-se certos antibióticos, alguns antinflamatórios e determinados diuréticos. Muitas alterações são reversíveis após a suspensão da medicação.

Distúrbios auditivos na terceira idade

As principais alterações do ouvido na terceira idade em geral provocam apenas uma diminuição da audição.

Na sua grande maioria os distúrbios auditivos na terceira idade devem-se à otosclerose - ossificação anormal da caixa do tímpano que se desenvolve com o decorrer dos anos, podendo levar à surdez.

O processo de envelhecimento que atinge a audição não é considerado uma doença, mas uma perda natural de função.

Esta diminuição natural de audição, que ocorre na terceira idade pode ser acompanhada de zumbido.
Este ruído contínuo em ambos os ouvidos agrava com o estado emocional e ansiedade. O zumbido também pode estar relacionado com o álcool, a cafeína, e alguns tipos de medicamentos.

Dr. Miguel Grandio

Marcação de Consultas