Mesoterapia

A Mesoterapia consiste na administração de uma mistura de fármacos, por meio de múltiplas injecções intradérmicas aplicadas na projecção cutânea nas zonas musculo-esqueléticas dolorosas.
Representa uma nova via de administração de fármacos em pequenas quantidades na região onde é projectada a dor. É uma técnica habitualmente bem tolerada e desprovida de efeitos secundários relevantes.
A Mesoterapia é aplicada por intermédio de uma "pistola" eléctrica adequada que permite controlar a profundidade da injecção, a dose por picada e o ritmo das picadas. Com a pistola a aplicação é muito menos dolorosa obtendo-se maior tolerância ao tratamento. Os Kits utilizados são descartáveis, não havendo risco de transmissão de doenças.
Os fármacos utilizados variam em função da patologia e quadro clínico.A periodicidade do tratamento é ajustada caso a caso.
Habitualmente, numa fase aguda, as sessões devem ser efectuadas semanalmente. Após quatro a cinco sessões, de acordo com evolução, estas serão espaçadas de duas em duas semanas, três em três semanas e mensais.
A Mesoterapia está indicada em múltiplas situações clínicas nomeadamente as do foro músculo-esquelético (particularmente nas tendinites e artroses), mas também as do foro neurológico e estético (celulite, rugas).
Drª Maria de Lurdes Videira
Drª Susana Rosa